Construtora Masb

MASB recebe o “Selo BH Sustentável”

O prêmio foi entregue em uma solenidade no dia 10 de novembro no auditório do Hotel Lavras 150.

18/11/2014 - Comunicação MASB

No dia 10 de novembro a MASB recebeu a Certificação de Sustentabilidade Ambiental, categoria ouro, pela implantação do projeto criado para o Hotel Lavras 150. Estiveram presentes durante a solenidade de entrega do certificado, o exmo. Governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia e o Vice-prefeito e Secretário do Meio-ambiente de Belo Horizonte, sr. Délio Malheiros. O empreendimento já havia sido certificado em 2012, na categoria “Projeto” e com a implantação do Hotel, houve a comprovação de ter implementado todas as soluções propostas, obtendo o Selo BH Sustentável, que certifica que seus processos construtivos contribuem para minimizar os impactos ambientais de acordo com índices pré-estabelecidos em relação ao consumo de água e energia,  e à geração de resíduos sólidos. Para o Presidente da MASB, sr. Roberto Mário, esse projeto foi o marco de uma parceria eficiente do poder público com o setor privado, que comprova ser possível contribuir com as políticas ambientais da cidade e com o uso racional dos recursos naturais. “Esse projeto do Hotel Lavras 150 vem de ao encontro da filosofia MASB: de ser e viver sustentável. Poder oferecer à nossa cidade um empreendimento desse porte e que contribui expressivamente com o meio-ambiente é uma satisfação única”, afirma Roberto.

            O Governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, que esteve no dia da entrega do Selo ao Lavras 150, também destacou a importância de um hotel sustentável para o setor hoteleiro de Belo Horizonte. “Realmente o Lavras possui instalações modernas e um padrão de qualidade que pode ser comparado às redes hoteleiras internacionais. E aliado a toda essa infraestrutura, um projeto ambiental que contribuirá para a preservação dos recursos naturais do nosso estado. É um prazer compartilhar esse momento da certificação ambiental”, enfatiza Anastasia.   

 

O SELO

O Programa de Certificação em Sustentabilidade Ambiental da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte é uma política pública de iniciativa da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Comitê Executivo da Copa de 2014, e resultante das discussões no Comitê Municipal de Mudanças Climáticas e Ecoeficiência- CMMCE.

Para o Secretário de Meio-Ambiente de Belo Horizonte, sr. Délio Malheiros, o Selo BH Sustentável foi instituído de maneira pioneira em Belo Horizonte. “Belo Horizonte é reconhecida no mundo pelo lançamento, em 2012, da Certificação Ambiental, Selo BH Sustentável. Com esse projeto criado pela MASB teremos mais um empreendimento de destaque na capital que irá reduzir expressivamente os consumos de água e de energia e também para a gestão dos resíduos sólidos, incentivando com isso a construção sustentável do município”, destaca Malheiros.

            Os empreendimentos certificados receberão os selos Bronze, Prata, Ouro, de acordo com o número de dimensões certificadas. Haverá ainda um Certificado de Boas Práticas Ambientais para aqueles empreendimentos que implementarem medidas de sustentabilidade, mas não alcançarem os índices mínimos estabelecidos para a certificação, em cada área temática. A adesão dos empreendedores ao Programa de Certificação será feita de forma voluntária e consensual. Espera-se que a adesão dos empreendimentos à certificação contribua significativamente para que o município de Belo Horizonte possa alcançar a meta de redução dos gases de efeito estufa, definida para 2030, bem como a melhoria das condições socioambientais da cidade e na gestão financeira e a competitividade dos negócios.

A Certificação fez parte dos projetos de Sustentabilidade da Prefeitura de Belo Horizonte para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, visando atender às diretrizes assumidas pelo Brasil junto à FIFA, que recomendam a redução dos impactos socioambientais decorrentes da realização do evento, nos moldes das copas da Alemanha e da África do Sul.

           A certificação ambiental é destinada aos empreendimentos públicos e privados, residenciais, comerciais e/ou industriais, que adotarem medidas que contribuam para a redução do consumo de água, de energia, das emissões atmosféricas e da geração de resíduos sólidos, além de alternativas de reciclagem e de reaproveitamento dos resíduos gerados.

 

 

Na foto ao lado, os dirigentes da MASB na entrega do Selo de Sustentabilidade