Construtora Masb

Inovação e credibilidade na construção civil

A MASB é uma empresa que já nasceu grande e com larga experiência no mercado.

31/01/2011 - Comunicação MASB

Da Metro Participações Imobiliárias (Grupo Asamar), a Masb absorveu a consolidada experiência em governança e o hábito de participar como incorporadora e investidora em empreendimentos de grande porte. Em seu histórico, a empresa entregou mais de 5.000 unidades ao mercado, distribuídas entre flats, apartamentos, salas e lojas, principalmente no Rio de Janeiro, onde atua com grande destaque na Barra da Tijuca desde 1997.

Da Alicerce (Grupo Nacional/Tangará), herdou a larga experiência na construção de empreendimentos de luxo, abrangendo significativa diversificação de segmentos (shoppings, edifícios comerciais e residenciais, flats, complexos industriais). Atuando desde 1986, a empresa fez história na construção civil, inovando e estabelecendo novos conceitos para o mercado. A integração da Alicerce contribuiu ainda com uma importante vivência no segmento de construção pesada, tendo executado obras nos mais variados setores (rodovias, irrigação, canalização e saneamento).

Também atuante, de forma destacada, no mercado de incorporações com empreendimentos nas mais variadas áreas (shoppings, edificações residenciais e comerciais, loteamentos e hotéis), a Santa Bárbara Empreendimentos (Grupo Santa Bárbara) forneceu o pilar que deu o toque de perfeição à sociedade: experiência no desenvolvimento de grandes áreas de expansão urbana, com banco de terrenos diversificado e consolidada atuação em mercados diferentes, além da comprovada experiência na execução de obras de infra-estrutura.

Reunindo todas essas características de suas empresas de origem, a Masb se firmou como uma corporação de grande porte, fortemente sustentada pelas diversidades de atuação e capaz de agir com solidez em diferentes nichos do mercado nacional. Com a proposta de diversificar e inovar, a empresa desde o início buscou a expansão dos negócios para outros estados, e hoje está presente no Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Goiás, com empreendimentos que vão desde o alto padrão até loteamentos simples.


Trajetória

Um dos grandes diferenciais da Masb é a capacidade dos sócios de agregar credibilidade ao negócio. Os três têm elevado conceito mercadológico, sendo respeitados nacionalmente pela capacidade de realização e empreendedorismo, exercendo cada um deles papel fundamental na sociedade, com atividades totalmente complementares.


Com o comportamento de uma empresa S.A. desde sua fundação, caracterizando-se como uma sociedade de capital, que prevê a distribuição de lucros entre os acionistas, a Masb adotou um sistema de gestão profissional, tendo em vista a tendência mundial do mercado que exige empresas profissionais, com funcionários que dominem perfeitamente os assuntos de áreas específicas.

Essa gestão profissional busca ir além do comando. Trazendo mais ética e transparência interna e externa, os funcionários tem a oportunidade de crescerem por merecimento próprio. Esse sistema se inicia desde o cargo mais alto da empresa, comandado por um executivo do mercado e possui um conselho administrativo formado por presidentes das outras três empresas, até as outras hierarquias.

Toda a gestão profissional foi usada para a montagem do quadro de funcionários. A equipe que atualmente faz parte da companhia veio de um recrutamento interno, ou seja, profissionais que atuavam nos grupos foram convidados a participar desse novo negócio. De acordo com a gerente de RH da Masb, Mariângela Tolentino, esse tipo de gestão é bastante benéfico porque propicia condições iguais para todos. “Nosso intuito é contratar profissionais alinhados com os nossos valores como dinamismo e inovação, por isso eles precisam ter como diferencial a vontade de crescer”, explica.

Além disso, estratégias como essas trazem resultados positivos para a empresa, em relação ao crescimento e posicionamento de mercado, e para os funcionários, que se sentem mais motivados e valorizados dentro da corporação.


Gestão por competências

A Masb acaba de implantar o projeto Gestão por competências. O programa possui quatro premissas entre eles, construção de um modelo de gestão de pessoas justo, claro e transparente, que gere resultados para as pessoas e as empresas; Estabelecer um modelo de gestão de pessoas baseado em instrumentos de gerenciamento por competências, otimização de ferramentas tecnológicas e aplicação de metodologia de avaliação de desempenho; transparência nos processos de gestão onde as pessoas possam visualizar seu papel dentro da organização, atingindo o resultado e as metas estabelecidas pela gestão.

Outra premissa do projeto é a maior autonomia e assertividade na avaliação de seus colaboradores. Isso mostra que a MASB está sempre inovando, com ferramentas modernas de gestão, buscando sempre a melhoria continua e a satisfação de seus clientes internos e externos.


Inovação nos processos produtivos

Nos processos produtivos a MASB procura investir em inovação, buscando novas soluções e utilizando as técnicas mais modernas disponíveis no mercado. Essas técnicas ajudam diretamente na racionalização dos processos construtivos, exemplos disso é a utilização de shafts prémoldados, caixas para passagem elétrica, reuso da água de chuva e fachada aerada em porcelanato.

De acordo com o gerente de construções, José Eduardo Dantes Lodi, a empresa faz testes constantes para testar novas tecnologias na construção civil e já implantou vários procedimentos nas suas obras, o que vem gerando uma maior produtividade e evitando o desperdício. “As novidades estão no mercado, mas poucas construtoras utilizam”, disse.

A mão de obra utilizada na produção também é preparada para receber as novas tecnologias. No caso das novas técnicas, a Masb sempre faz um treinamento com a equipe antes de começar o trabalho. Mesmo os profissionais que estão acostumadas com os procedimentos antigos acabam se adaptando rapidamente. “Nós estimulamos a mudança e, por isso, adaptação é muito rápida dentro do canteiro de obras”, completa.

Fonte: Revista Case Studies - RJ

Sobre a Masb

A MASB Desenvolvimento Imobiliário é resultado da fusão da competência, credibilidade e experiência de três empresas que participam de grupos empresariais fortes e com longa história e realizações de sucesso: Metro Participações Imobiliárias, Alicerce Empreendimentos e Santa Bárbara

Desenvolvimento Imobiliário. Esta última, com ampla experiência no Estado de Vitória, onde desenvolveu projetos ousados como o porto de Tubarão e a mineradora Vale. Além de Espírito Santo, a MASB tem ainda atuação nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás.

Acessoria de impresa
  • Andréa Guimarães
  • (31) 3211-7528
  • (31) 9975-1377